quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cacha enganadora


Este é um exemplo de cacha utilizado para apanhar uns quantos incautos que não tenham por hábito comprar jornais. Sabendo, como sabemos, de tudo quanto se passa sobre o "apito dourado" fácilmente somos levados a pensar que a cacha se referia a Carolina Salgado, mas afinal a Carolina é outra...


...é a Carolina Michaelis (Escola).
Que pouca vergonha, servem-se dos mais variados subterfúgios para atingir os seus fins (vender de qualquer maneira).
Este é um exemplo de que não devemos acreditar nas parangonas das letras gordas. Normalmente o exterior não condiz com o interior. A partir daqui, pensem duas vezes antes de gastarem o vosso caro dinheiro em jornais que, mais tarde, vos façam arrepender de o ter gasto. Prestem atenção a estes paladinos da palavra.



JF

terça-feira, 29 de abril de 2008

Apito dourado I - Afinal o Lícinio era outro


Tanto trabalho tiveram nas escutas ao árbitro Licínio Santos (pensava a PJ) e afinal o número não era o dele. A senhora Inspectora da PJ, Sandra Rodrigues, admitiu nunca ter ouvido a conversa entre Valentim Loureiro e o árbitro Licínio Santos, em tempo real e apenas chegou à conclusão de que se tratava do árbitro porque "a voz era idêntica". Diz ainda a referida senhora " se imputei essa conversa a Licínio Santos é porque tive essa convicção". E se por acaso se tivesse lembrado de dizer que o telefone era do Sr. Luis F. Vieira, do Sr. Dias da Cunha ou até do Sr. Presidente da República? Já viram ao que o vulgar cidadão está sujeito? E depois admiram-se do fracasso da nossa polícia de investigação nos casos "Joana" e "Madeleine Mcann". Eu não me admiro nada. Estamos nas mãos de incompetentes. Por estas e por outras é que eu não acreditamos minimamente na nossa justiça, seja qual for o resultado final do Apito dourado.


JF

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Manutenção: elo mais fraco?

Académica, Naval e Estrela da Amadora asseguraram nesta jornada a manutenção na Bwin para a próxima época. O Pé Em Ríste congratula-os pelos objectivos conseguidos.
Agora, resta saber quem acompanhará o União de Leiria para a Liga de Honra , se o Paços de Ferreira ou se o Leixões.
Que se mantenha o mais forte...


AM

Assim Não!


O Sporting venceu com muita dificuldade o Marítimo por 2 bolas a 1 e isolou-se no 2º lugar da liga ultrapassando o Vitória de Guimarães.
Os leões sofreram um golo muito cedo num lance muito esquesito por intermédio de Bruno Fogaça aos 2 minutos de jogo. Reagiu o Sporting e aos 14 minutos numa grande penalidade inexistente empatou o jogo por Romagnoli, que viria a bisar aos 52 minutos num lance mais uma vez caricato, com a bola a ser aliviada por um maritimista, caprichosamente a embater no argentino e a levar o caminho para as redes do Marítimo. Até final o Sporting fez por merecer a vitória, porém, os maritimistas têm razões para ficarem descontentes com a arbitragem...pois quando ganhavam por 1-0, Lucílio Baptista inventa uma grande penalidade sobre Romagnoli que já não era vista À muito tempo. Não é nosso objectivo falar de arbitragens...mas foi demais. Este penalty foi ao estilo do ex Benfica Karadas contra o Estoril, de Jardel na Luz contra o benfica no celebre Benfica 2-2 Sporting, enfim este lance é tão claro, que só não foi visto pela incompetência do Sr. Lucílio Baptista que estragou o jogo nesse lance! Queria também falar de Paulo Bento apenas para dizer que é para nós estranho que este não comente a arbitragem tal como fez em outros jogos! Definitivamente, os dirigentes do nosso futebol não são exemplos de coerência...


AM

Por uma questão de seriedade...



... posta em causa pelos desonestos do costume.

Se dúvidas existiam, em relação ao comportamento de atletas e clube, elas foram completamente dissipadas deixando os autores de tão execrável trama a falarem para o boneco e de cara baixa corada de vergonha.

Por agora chega e vamos ao V. Guimarães (0) - F. C. Porto (5).

O jogo que nos foi dado a observar esteve longe de ser espectacular, mas podemos afirmar que foi um espectáculo agradável de seguir e que terminou com um resultado que deixou 9.980.000 portugueses satisfeitos (os outros 20.000 são adeptos do Guimarães).

Por um dia o F. C. do Porto foi o maior clube do mundo.

Com uma primeira parte disputada taco a taco e uma segunda onde a eficácia do visitante ficou assente nos 5 golos marcados, sendo o primeiro aos 58 min, o V. de Guimarães esquecendo-se que tinha pela frente o comandante da classificação, foi ao encontro do tento da igualdade desguarnecendo o sector mais recuado. Erro fatal bem aproveitado pela maior experiência azul e branca, que em 15 minutos marcou 3 golos. A história do jogo ficou traçada e daí até final entraram mais 2 golos na baliza à guarda de um infeliz Nilson.

(+) - Exibição de Quaresma e atitude de atletas e corpo técnico do F. C. Porto. Fair-play de Cajuda.

(-) - Rebentamento de petardos.

Arbitragem imparcial num jogo fácil de dirigir, apesar de continuar a haver quem veja grandes penalidades sempre que a bola bate na mão de um jogador, desviando ou não a sua trajectória. E para os que, erradamente, defendem que houve razão para a marcação de um castigo máximo contra o F. C. do Porto, aqui fica a lei de jogo que trata deste aspecto:

LEI XII - Faltas e comportamento antidesportivo

As faltas e comportamentos antidesportivos devem ser sancionados como a seguir
se descreve:
Pontapé-livre directo
Um pontapé-livre directo será concedido à equipa adversária do jogador que, no
entender do árbitro, cometa, por negligência, por imprudência ou por excesso de
combatividade, uma das seis faltas seguintes:
• dar ou tentar dar um pontapé num adversário
• passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário
• saltar sobre um adversário
• carregar um adversário
• agredir ou tentar agredir um adversário
• empurrar um adversário
Um pontapé livre directo será igualmente concedido à equipa adversária do jogador
que cometa uma das quatro faltas seguintes:
• entrar em tacle sobre um adversário para se apoderar da bola tocando nele
antes de a jogar
• agarrar um adversário
• cuspir sobre um adversário
• tocar deliberadamente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da
sua própria área de grande penalidade)
Todos os pontapés-livres directos devem ser executados no local em que as faltas
foram cometidas.

Pontapé de grande penalidade
Uma grande penalidade será concedida quando uma destas dez faltas seja cometida
por um jogador dentro da sua própria área de grande penalidade, não obstante o
local em que a bola se encontre nesse momento, desde que esteja em jogo.

Podemos confirmar que a lei não fala em desvio de trajectórias. Deve ser julgado se há ou não intenção e como podemos verificar no lance protagonizado por Bolatti, o atleta encontrava-se de costas para a bola quando esta lhe bateu.

JF

sábado, 26 de abril de 2008

O fim da Liga Profissional de Basquetebol


A Liga de Clubes de Basquetebol não vai organizar o campeonato profissional da modalidade na próxima época, devendo os clubes envolvidos na prova passar a competir nas provas organizadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol.


O presidente da Liga de Clubes de Basquetebol, Paulo Mamede afirmou hoje, na Figueira da Foz, que não existem condições para organizar uma competição profissional, anunciando que os clubes vão negociar a sua integração nas provas federativas.

"Não há condições para organizar uma prova profissional de futuro" disse Paulo Mamede aos jornalistas, no final de uma reunião que juntou cinco dos oito clubes da LCB

Parece cada vez mais claro que a criação da Liga Profissional de Basquetebol nos anos 1990 - pelo menos nos moldes em que foi feita - foi um erro. Problemas organizativos e a quase total dependência de subsídios municipais de alguns clubes, são factores que ajudam a compreender o declínio das competições profissionais de basquetebol em Portugal. O Basquetebol não merece um fim tão inglório!!!
Ficam os votos de rápidas mudanças no seio da Liga de Clubes de Basquetebol, para continuarmos a ver este desporto espectacular no nosso país, e voltarmos a ver a nossa selecção brilhar como fez neste último Europeu...


AM

Benfica regressa às Vitórias


Suado. O Benfica voltou às vitórias, contra um Belenenses aguerrido, bem orientado e com muito boa qualidade técnica e táctica. Apesar dos encarnados até terem entrado melhor na partida, a equipa de belém cedo mostrou que vinha À Luz discutir o resultado. Os visitantes tiveram 30 minutos de grande nível, criando inclusivé as melhores oportunidades de golo...o que levou a alguns assobios nas bancadas. Apenas ao minuto 32, num cabeciamento de Cardozo o Benfica ameaçou a baliza de Júlio César. Começou aí, talvez, a melhor fase do Benfica no encontro com um ou dois lances de golo certo. Adivinhava-se o golo encarnado que viria pouco mais tarde na sequência de um pontapé de canto, por intermédio de Luisão aos 41 minutos. O Belenenses reagiu muito bem e Rafael Bastos poderia ter empatado no primeiro minuto de descontos. O Benfica mostrava mais uma vez fragilidades defensivas. Aos 54 minutos a melhor oportunidade da partida e para o Belenenses novamente por Rafael Bastos (bom jogador), atirando ao poste no mesmo lance duas vezes. Sorte para o Benfica. Apesar do domínio de Belém, o Benfica contra a corrente do jogo faz o segundo golo, mais uma vez num lance de bola parada (Falta duvidosa sobre Di Maria). Excelente execução. Estavam mais descansados os adeptos e jogadores encarnados. As equipas caíram de produção e o jogo arrastou-se até ao final. De realçar apenas um lance reprovável de Hugo Alcântara, bem expulso depois de agredir o grego katsouranis.

Vitória sofrida do Benfica sobre um Belenenses que fez por merecer outro resultado.


Notas:
(+) Di Maria - Mais uma vez entrou bem em jogo, já faz por merecer maior assiduidade no onze titular; adivinha-se um bom futuro para o argentino;
(+) Rúben Amorim - Grande exibição do médio do Restelo, parece que o Benfica acertou na sua contratação; foi o pilar do meio campo azul e Rafael Bastos o desequilibrador;

(-) Defesa / Meio-Campo Encarnado - Marcação deficiente, permitiu que o Belenenses tivesse uma mão cheia de oportunidades de golo, inclusivé três lances cara a cara com Quim; meio-campo inoperante;
(-) Hugo Alcântara - Manchou a sua exibição com um acto reprovável, que infelizmente tem sido muitas vezes visto no futebol português.


Boa Arbitragem.


AM

Inauguração do Tribunal


Bem-Vindos a um local de isenção e coerência na análise dos prós e contras do nosso Desporto, dando especial atenção ao futebol.

Desde já congratulamos o FCPorto pela excelente época, regularidade e qualidade de seus jogadores e equipa técnica. Parabéns FCPorto pelo Tri Campeonato!


Cumprimentos,

AM e JF